O videogame do contribuinte
Notícia da BBC Brasil:
França lança game que planeja Orçamento
O ministro do Orçamento da França, Jean-François Cope, anunciou o lançamento de um jogo online em que os contribuintes podem planejar as contas do país.
Posso ter interpretado de forma otimista demais, mas achei a idéia foda de boa se:
* O jogo conseguir ensinar ao contribuinte francês que um menor recolhimento de impostos no país poderia acarretar uma pior distribuição de recursos. Algo como uma simualção de degardação dos setores de saúde e/ou educação caso o jogador destinasse menos dinheiro a tais áreas
* As simulações criadas pelos jogadores pudessem ser usadas como sugestões numa espécie de criação democrática do orçamento do país
Acabou de chegar aqui na redação: O enviado especial do 2Kilos à França, Melindoroso Peyroux, descobriu de antemão que já está em desenvolvimento uma expansão para o jogo, com o título já definido de "Cyberbudget Brasil", onde além de alocar pequenas partes do orçamento para saúde, obras sociais e afins você pode destinar parte dos impostos para opções como "Propinas a colegas parlamentares para aprovação de leis e emendas que favoreçam industriais lobistas e estrangeiros" ou o clássico "Desvio de verba para sustentar campanhas eleitorais".
Muito mais emocionante! Para dar maior sensação de imersão os desenvolvedores pararam de implementar o módulo de Resolução de CPIs no "Cyberbudget Brasil"
<< Home |